A Macrofotografia.

Dicas de Foto e Video

A macrofotografia pode ser definida como a fotografia que resulta em imagens de alta qualidade de belos mundos em miniatura, que não são facilmente vistos a olho nu. A macrofotografia não se refere à fotografia de grandes paisagens (como o nome pode dar a entender), mas sim da fotografia dos pequenos elementos que, mesmo não aparentes aos olhos menos atentos, compõem a paisagem. Trata-se, portanto, de imagens dos seres vivos menores; da sutileza das texturas das rochas e, principalmente, de suas relações intrínsecas.  A macrofotografia é um mundo a parte.

Figura 1: Detalhes de uma flor destacando a cor e a nitidez das estruturas reprodutivas de uma flor. Registro fotográfico obtido com lente CANON EF-S 60mm f/2.8 Macro USM.

A macro-fotografia compreende imagens em seu tamanho real ou ampliado quando comparada ao sensor. Quando um inseto de meio centímetro é retratado com esse tamanho no sensor, ele terá a proporção 1:1. Caso esteja registrado com um centímetro e meio, a proporção será de 3:1 e assim por diante. A faixa de abrangência da macro-fotografia vai de 1:1 a 10:1, ou seja, igual ou até 10 vezes maior que o real. Acima desta proporção, tem-se a micro-fotografia.

Figura 2: Detalhes mostrando a textura do corpo de uma formiga numa porporção 1:1. Registro fotográfico obtido com lente CANON EF-S 60mm f/2.8 Macro USM.

Para a macro-fotografia utiliza-se lentes fixas especiais denominadas lentes Macro (lentes Macro vem escrito “Macro” em seu nome). Como dito anteriormente, estas lentes destacam pequenas partes de objetos pequenos como flores, insetos e rochas. Com elas, textura de cada parte do centro de uma flor, por exemplo, ganha mais tamanho, mais cor e mais nitidez numa fotografia feita por uma lente do tipo macro. Além disso, são ótimas para serem utilizadas como lentes bem luminosas para retratos.

Figura 3: Detalhes mostrando a textura e nitidez das assas de uma borboleta numa porporção 1:1. Registro fotográfico obtido com lente CANON EF-S 60mm f/2.8 Macro USM.

Para aqueles que estão iniciando na fotografia de natureza e pretendem adquirir uma boa lente macro pagando um preço razoável por um equipamento de qualidade, minha dica é a CANON EF S 60mm f/2.8 Macro.

EF-S 60mm f/2.8 Macro: considerada a porta de entrada para atrativo mundo da fotografia Macro, esta é uma lente macro compacta, leve e eficiente. Foi pensada como uma lente de precisão, oferecendo nitidez perfeita em toda área focada da imagem. Seu grande diferencial esta em seu sistema de foco, que é interno e não muda o comprimento da lente conforme é ajustado, ótimo para não afastar insetos e pequenos animais durante a focagem.

Figura 4: Lente CANON EF-S 60mm f/2.8 Macro USM. É uma lente que oferece todos os elementos necessários da fotografia macro para câmeras de sensor APS-C.  

Cabe ressaltar que as lentes Macro por possibilitar grande nitidez e riqueza de detalhes (como cores, formas e texturas) muito difíceis de serem vistos a olho nu, possibilita seu uso em diversos tipos de estudos relacionados a aplicação da fotografia de natureza. Assim, as lentes Macro (ou fotografia Macro) entregará excelentes resultados (em termos de riqueza de detalhes) em estudos de insetos, fungos, anfíbios, plantas, flores etc. Eu recomendo fortemente o uso destas lentes para aqueles que buscam uma riqueza maior de detalhes em suas fotografias de seres vivos ou elementos da natureza deste rico mundo em miniatura.

Para maiores informações sobre a CANON EF-S 60mm f/2.8 Macro USM acesso o site da loja virtual.

Boas Fotos !!!!

Rodrigo Santos – Biólogo e Fotografo de Natureza

Instagram: @bioempatiaambiental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *