A Fotografia de Paisagem

Dicas de Foto e Video

A fotografia de natureza abrange um universo bastante amplo que inclui o registro de paisagens naturais, formações geológicas, biomas, fauna e flora. Embora a qualidade técnica e estética sejam importantes, o mais relevante nesse gênero de fotografia é o poder informativo, relacionado à construção de conhecimento. Sendo assim, no que se refere a fotografia de paisagem, não basta, tão somente, enquadrar um cenário atraente e disparar. A fotografia de paisagem é um segmento no qual o essencial é a sensibilidade artística.

A montanha (o Corcovado, no Rio de Janeiro) em primeiro plano é que cria o ponto de interesse em percorrer a paisagem. Registro fotográfico obtido com lente EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM.

Contudo, para produzir uma imagem agradável visualmente nos menores detalhes, a técnica precisa ser dominada: dosagem da profundidade de campo, escolha da distância focal, ajuste da leitura de luz e cuidado na composição.

O enquadramento horizontal na fotografia de paisagem ressalta a profundidade da cena. Registro fotográfico obtido com lente EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM.

Cada momento do dia pode virar uma fonte de inspiração. Assim, momentos específicos do dia, como o amanhecer e o entardecer, podem mudar totalmente a mesma paisagem. Cabe ao fotógrafo aproveitar cada período de forma criativa. No entanto, é bom evitar horas mais quentes do dia, pois os contrastes mais fortes e o véu atmosférico resultam em imagens menos atraentes. Para saber quando a luz é mais atraente, o ideal é visitar o lugar com antecedência para, por exemplo, avaliar a posição do sol mais adequada para sua cena.

Dominar o uso da longa exposição é o primeiro passo para produzir boas fotos de paisagem do entardecer ou noturnas. Registro fotográfico obtido com lente EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM.

Quanto ao enquadramento, o modelo ideal seria com a paisagem espalhada em toda a largura do quadro, com o elemento principal de destaque no terço direito do quadro. Na composição deste tipo de fotografia, o tema principal jamais deve ser colocado no centro do quadro, a não ser que haja um motivo artístico bem definido.

Em uma boa exposição, os elementos de destaque não devem ficar centralizados, e sim nos terços do quadro. Registro fotográfico obtido com lente EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM.

Para aqueles que estão iniciando na fotografia de paisagem e pretendem adquirir uma boa lente pagando um preço razoável por um equipamento de qualidade, minha dica é a CANON EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM.

EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM: Esta lente grande angular de preço acessível faz valer cada centavo investido. Seu alcance de distância focal entre 10-18 mm permite registrar paisagens amplas e ainda encaixar retratos detalhados no primeiro plano. E com seu motor de foco do tipo STM, ela é capaz de focar suave e silenciosamente enquanto filma.

A Lente EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM combina excelência ótica com desempenho de ponta, oferecendo ângulo ultra-amplo de visão.

Cabe ressaltar que a fotografia de paisagem exige a solução de um problema exatamente oposto ao que se apresenta na fotografia de animais. Na verdade, com os animais nunca se está suficientemente perto, ao passo que com a paisagem nunca se está suficientemente longe. Assim, as lentes grande-angulares vieram para ajustar este problema pois ampliam o ângulo de campo, ou seja, afastam o ponto de observação.

Usar a menor sensibilidade ISO nativa da câmera ajuda a aumentar a qualidade da imagem captada. Registro fotográfico obtido com lente EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM.

Para maiores informações sobre a Lente Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM acesse o site da loja virtual

Boas Fotos!!!

Rodrigo Santos – Biólogo e Fotógrafo de Natureza
Instagram: @bioempatiaambiental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *