Categoria: Dicas de Fotografia

Dicas de Foto e Video

A Fotografia de Paisagem

A fotografia de natureza abrange um universo bastante amplo que inclui o registro de paisagens naturais, formações geológicas, biomas, fauna e flora. Embora a qualidade técnica e estética sejam importantes, o mais relevante nesse gênero de fotografia é o poder informativo, relacionado à construção de conhecimento. Sendo assim, no que se refere a fotografia de…
Leia mais

A Macrofotografia.

A macrofotografia pode ser definida como a fotografia que resulta em imagens de alta qualidade de belos mundos em miniatura, que não são facilmente vistos a olho nu. A macrofotografia não se refere à fotografia de grandes paisagens (como o nome pode dar a entender), mas sim da fotografia dos pequenos elementos que, mesmo não…
Leia mais

Fotografando Aves Marinhas.

A fotografia de aves é algo que se tornou quase que uma religião entre os fotógrafos de natureza. Todos os anos, diversos novos adeptos desta modalidade de fotografia de natureza surge em todos os cantos do planeta. Existem diversos tipos de aves a serem fotografadas. Aves de rapina, pequenos pássaros, beija-flores (os meus favoritos), aves…
Leia mais

A Lente ideal para fotografia de natureza.

Fotografar animais na natureza exige sempre o recurso da aproximação da imagem. Os animais são, em geral, ariscos, agitados, e costumam ficar em locais em que não temos acesso: copas de árvores, árvores altas, áreas alagadas, penhascos, etc. Assim, é fundamental que tenhamos em mãos lentes (objetivas) que nos permitam aproximar a imagem que queremos…
Leia mais

A Câmera ideal para fotografia de natureza.

Atualmente no mercado existem vários modelos de câmeras fotográficas e, diversos novos modelos surgem a cada ano. No entanto, podemos dividir as melhores câmeras para fotografia de natureza em três classes: Câmeras Digitais Single Lens Reflex (DSLR – Reflexo Único da Lente Digital): é comum essas câmeras serem chamadas de câmeras Reflex. Sem dúvida, é…
Leia mais