Fotografando Aves Marinhas.

Dicas de Foto e Video

A fotografia de aves é algo que se tornou quase que uma religião entre os fotógrafos de natureza. Todos os anos, diversos novos adeptos desta modalidade de fotografia de natureza surge em todos os cantos do planeta.

Atobá fotografado com CANON EOS 80D, LENTE CANON 100-400MM F/4.5-5.6L IS II USM e EXTENDER CANON EF 1.4X III.

Existem diversos tipos de aves a serem fotografadas. Aves de rapina, pequenos pássaros, beija-flores (os meus favoritos), aves raras, corujas etc. Dentre estas, existe também as aves marinhas, animais fantásticos que rendem excelentes registros fotográficos, principalmente, quando fotografadas em alto mar.

Aves marinhas, em alto mar, são animais extremamente ariscos e que comumente se afastam a medida que a embarcação se aproxima. Assim, um fotógrafo munido de um equipamento com um bom poder de alcance pode obter melhores resultados em seus registros fotográficos.

Gaivotão fotografado com CANON EOS Rebel T7 e LENTE CANON EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM.

Como estes animais são extremamente rápidos, adotam, quase sempre, um comportamento de fuga e evitação, tanto em relação a aproximação da embarcação quanto da presença do fotógrafos, lente ideal para este tipo de fotografia são as tele-objetivas com zoom e, principalmente o recurso de estabilização de imagem os “IS”. Assim, segue abaixo alguns modelos de tele-objetivas zoom com recurso de estabilização de imagem (IS) muito utilizadas para fotografia de aves marinhas:

LENTE CANON EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS-STM;

LENTE CANON 75-300mm F/4.0-5.6 III;

LENTE CANON 100-400MM f/4.5-5.6L IS II.

Um acessório muito bem vindo para fotografia de aves marinhas são os extensores de alcance. Estes são utilizados para aumentar o poder de alcance das tele-objetivas. Atualmente, existem dois modelos de extensores de alcance para lentes Canon no mercado brasileiro: EXTENDER CANON EF 1.4X III e o EXTENDER CANON EF 2.0X III.

Modelo de extensor de alcance: EXTENDER CANON EF 1.4X III

Uma dica importante sobre os extensores de alcance é que o modelo EXTENDER CANON EF 1.4X III é o único que faz foco automático. Já o modelo EXTENDER CANON EF 2.0X III, que entrega o dobro do poder de aumento de sua tele-objetiva, o foco terá de ser sempre manual, pois a opção foco automático não será possível utilizando este modelo.

Garça fotografada com CANON EOS Rebel T7 e LENTE CANON 75-300mm F/4.0-5.6 III.

Outra diga importante é manter a configuração de sua câmera sempre em modo de focagem AL SERVO. Devido ao dinamismo de voo destes animais (voo muito rápido e em diferentes direções) o modo de focagem AL SERVO vai sempre procurar manter o foco, mesmo em condições de movimento rápido tanto do animal quanto do fotógrafo.

Atobá registrado durante voo próximo a superfície do água. A cor azul do mar destaca as penas do animal, resultando numa fotografia viva e brilhante.

Na fotografia de aves em geral e, na fotografia de aves marinhas em particular, priorize sempre focar os olhos das aves. Estes são sempre muito interessantes devido a coloração e beleza. Além disto, procure sempre que possível, colocar os animais entrando na foto e nunca saindo dela (algo que muitas vezes não é uma tarefa fácil).

Registro de um Atobá com foco especial nos olhos, durante um voo planado próximo a embarcação.

Por fim, como estes animais são geralmente de grande porte, com grande envergadura das asas (petréis, atobás, albatrozes, fragatas etc), procure sempre obter os registros em momentos de voos planados (condição em que as aves voam com as asas bem abertas).

Atobá fotografado com as asas bemabertas durante voo planado.

Atualmente, estou utilizando uma câmera DSLR CANON EOS 80D CORPO – 24MP e LENTE CANON 100-400MM F/4.5-5.6L IS II USM com um EXTENDER CANON EF 1.4X III.

Ave marinha fotografada próximo de uma embarcação de exploração de petróleo a cerca de 900 milhas da costa do estado do Espírito Santo.

Para maiores informações sobre os equipamentos mencionados nessa artigo, acesse o site da loja virtual
Boas Fotos !!!!
Rodrigo Santos – Biólogo e Fotógrafo de Natureza
Instagram: @bioempatiaoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *