A Lente ideal para fotografia de natureza.

Dicas de Foto e Video

Fotografar animais na natureza exige sempre o recurso da aproximação da imagem. Os animais são, em geral, ariscos, agitados, e costumam ficar em locais em que não temos acesso: copas de árvores, árvores altas, áreas alagadas, penhascos, etc. Assim, é fundamental que tenhamos em mãos lentes (objetivas) que nos permitam aproximar a imagem que queremos eternizar.

Macaco-prego fotografado com LENTE CANON EF-S 55-250MM F/4-5.6 IS II.

Há dezenas de modelos de lentes no mercado. Quanto maior o número, maior é a capacidade de aproximação. Elas são nomeadas de acordo com sua distância focal (em milímetros), sendo que quanto maior este número maior é a capacidade de aproximação. Além disto, as lentes ou objetivas podem ser “fixas” (quando tem uma só distância focal, por exemplo, 35mm) ou “zoom” (quando possuem um mecanismo que permite variar sua distância focal, como uma 70-300mm).   

Para a fotografia de natureza o tipo de lente ideal são as teleobjetivas. Estas são lentes com distâncias focais acima de 135mm. São, geralmente, aquelas lentes enormes que vemos nos documentários sobre vida selvagem. Logo, é fácil descobrir para que servem: fotografar objetos que estejam longe. Estas são as lentes maiores, mais pesadas e mais caras. Além disto, não são aconselhadas lentes fixas, pois os animais estão sempre se movimentando rapidamente; as lentes zoom são muito mais versáteis, e podem ser utilizadas para tirar fotos de animais distantes ou próximos sem necessidade de ter quer trocar a lente ou utilizar uma segunda câmera.

Teleobjetiva CANON EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM utilizada para registro de animais marinhos em trabalhos de consultoria ambiental.
Para aqueles que estão iniciando na fotografia de natureza e pretendem adquirir uma boa teleobjetiva pagando um preço baixo por um equipamento de qualidade, minha dica é a LENTE CANON EF-S 55-250MM F/4-5.6 IS II.

EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II: esta é uma teleobjetiva compacta, leve e eficiente. Seu alcance telefoto permite aproximar o zoom a uma boa distância. Além disto, o sistema inteligente de estabilização de imagem (IS) permite que objetos rápidos ou em movimento constante como, por exemplo, aves ou golfinhos possam ser acompanhados sem esforço, garantindo imagens sem tremores. Na fotografia de natureza, ela é uma boa escolha para quem busca versatilidade e bom alcance numa lente leve, com preço acessível e ótimas funções.

Câmera DSLR EOS Rebel T7 com uma teleobjetiva EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II sendo utilizada para registro de animais marinhos em um projeto de monitoramento ambiental.

Atualmente, estou usando uma câmera DSLR EOS Rebel T7 com uma teleobjetiva EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II em um trabalho de consultoria ambiental onde preciso registrar tartarugas-marinhas, baleias e golfinhos. Como fotografar estes animais é algo extremamente dinâmico, é necessário ter uma objetiva com um sistema de estabilização de imagem eficiente, pois ele age para compensar o balanço involuntário ao segurar a câmera na mão, permitindo um maior tempo de exposição sem que o resultado fique tremido. Neste sentido, a teleobjetiva EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II funciona bem e ajuda na obtenção de  uma boa fotografia

Registro de uma baleia jubarte feito com câmera DSLR EOS Rebel T7 com uma teleobjetiva EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II durante monitoramento de animais marinhos.

Para maiores informações sobre a LENTE CANON EF-S 55-250MM F/4-5.6 IS II acesso o site da loja virtual

Boas Fotos !!!!

Rodrigo Santos – Biólogo e Fotografo de Natureza

Instagram: @bioempatiaoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *